terça-feira, 7 de dezembro de 2010


O JANTAR DE 23 DE NOVEMBRO DE 2010

Realizou-se o jantar dos Louletanos em Lisboa em 23-11-2010, no Espaço Tejo, nas instalações da FIL, na Junqueira, marcando com sucesso o retomar desta iniciativa.
Com um número inicial de 65 inscritos, estiveram presentes 47 louletanos.
Antes do jantar, o Lélio Amado deu as boas-vindas aos participantes, por parte da Comissão Dinamizadora. No final do repasto fez nova intervenção,  sobre o conceito de Louletanos em Lisboa, que inclui os naturais e os aculturados do concelho de Loulé e respectivos familiares, sobre os motivos que levam os louletanos a aderir com entusiasmo a estes convívios e sobre o seu futuro, informando que o próximo será realizado em 26-05-2011; visando o reforço da identidade louletana/algarvia, informou que se pretende convidar palestrantes para apresentar um tema.
De seguida passou a palavra ao António Laginha, que analisou a situação das estruturas culturais algarvias e em especial as louletanas, sugerindo a criação de um Centro Cultural em Loulé.
Na sequência desta intervenção, o Carlos Albino teceu considerações sobre a problemática cultural louletana e algarvia, relevando os condicionamentos a que ela está sujeita e analisou a obra de alguns autores louletanos e algarvios.
Ambas as intervenções despertaram muito interesse junto dos presentes.
Com base no resultado do Inquérito efectuado, as preferências dos louletanos para os temas a tratar incidem essencialmente em Temas gerais e culturais de Loulé, Cultura do Algarve em especial relacionada com Loulé,  Cultura, Património e História de Loulé.
A Comissão Dinamizadora reiterou junto dos presentes a participação activa nos 2 blogs, com informações, opiniões e inserção de fotos e imagens, relativas à Gente Louletana e à terra que lhes deu origem.
As restantes fotos e alguns videos do jantar podem ser vistas no Picasa, através do link que vos foi enviado por email. No caso de não o terem recebido podem pedi-lo para o email louletanosemlisboa@gmail.com .
Posted by Picasa

3 comentários:

  1. O blog "sebastião" expressa aqui o seu interesse em conversar com António Laginha sobre a, por si, desejada Casa da Cultura de Loulé.
    Existindo já uma Associação dedicada à cultura que adoptou esse nome aquando da sua fundação, salvo erro, em 1976 ficou a dúvida entre a ignorância, a crítica ou mais eclética ambição.
    Pode o prezado António Laginha enviar esclarecimento para o blog, por mail para ajralma@gmail.com ou por via de comentário em http://ssebastiao.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Por lapso de edição e de memória referimos Casa da Cultura de Loulé quando o que o António Laginha falou foi Centro Cultural de Loulé.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Aceite e bem acolhido o esclarecimento!
    Contudo o "sebastião" continua interessado em dar a conhecer a opinião de António Laginha sobre as questões culturais de Loulé (concelho todo ele).

    ResponderEliminar